quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dois pesos e duas medidas

Hoje tive duas experiências que me deixaram preocupado. Negociando a renovação de pacotes de mídia de um cliente com dois sites, deparei-me com o inesperado: o incremento de custos de mídia sem seguir uma lógica de mercado.

Em ambos os casos (um site vertical e um portal) o incremento de custo foi acima de 125% sobre 2008.
Questionei os motivos. Vale comentar os do portal: aumento de audiência e mudança de diretoria. 
Falei: "você quer dizer que meu cliente pagava R$ X mil reais em dezembro de 2008, ou seja, desconto de 60%. Agora você quer dizer que a tabela aumentou 50% e o desconto caiu para 30% sobre a nova tabela de janeiro? Tudo isso considerando-se mesmos níveis de investimento no ano passado e nesse, para a renovação?"
Resposta: "Isso aí. Nossa audiência aumentou." 
Não preciso dizer que não aumentou a essas proporções, certo?
A falta de regulamentação e lógica de mercado faz do meio digital um ambiente que ainda traz sim preocupações aos anunciantes, num momento em que deveria ser uma oportunidade.
Pergunto: Esse aumento de custos de mídia desse portal e daquele site vertical visa o desenvolvimento do mercado? Para anunciantes, oferecendo melhores formatos de mídia, inovação? Para as pessoas, apresentando conteúdo mais relevante, de melhor qualidade?
Se sim, menos mal. Se não, não terá minha recomendação.
Concluo que são fatos que acontecem por que o mercado de publicidade on-line ainda não traz o envolvimento e acompanhamento efetivo de grandes anunciantes e das associações que os envolve. Um mercado que, embora reivindique sua grandeza ancorado no universos de usuários, é pequeno e, em certos momentos, age como tal. 
As pessoas são a causa e a razão disso tudo. Na contramão, os progressos e inovações demoram a chegar a elas. 
Já li isso em algum lugar.

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