terça-feira, 22 de maio de 2007

ChaCha: criando seu próprio oceano azul!

ChaCha?!?!
É. ChaCha! Mas o que é isso? O tema da "Dança dos Famosos" do próximo domingo? Não! É a humanização dos sistemas de busca! É. É isso mesmo!

Se nos atentarmos ao conceito de Web 3.0, veremos que a tentativa do ChaCha é bastante interessante e vai ao encontro desse conceito. Humanizar as buscas, organizar a web. Não mais mostrar milhões de resultados, mas sim mostrar poucos resultados extremamente relevantes.


Fiz alguns testes de bastante sucesso.

Primeiro precisei me certificar de que não se tratava de um "BOT" (abreviação para Robot). Fiz perguntas com certa profundidade e obtive respostas para todas elas.

Fiz perguntas sobre o método de trabalho da ChaCha e fui informado por uma suposta atendente de Massachusetts que os atendentes trabalham de casa mesmo. Perguntei sobre a história da empresa e ela me mostrou um link de apresentação. Muito bom.

Fiz perguntas que, se feitas no Google, no mínimo ele me devolveria me chamando de burro com a seguinte frase: "Você quis dizer...?" Agora que estou escrevendo esse post acabo de perguntar a um atendente sobre "Online Markting Course In London". Sim, o "Markting" foi proposital e ,mesmo assim, o atendente entendeu e efetuou a busca sem questionar nada. Retornou com 3 links para 3 universidades na cidade de Londres que ministram aulas de marketing digital. Mais nada. Apenas 3. Cerca de um minuto depois.

Achei fantástico!

O produto deles não é busca, mas sim uma experiência. Competir com o Google? Pra quê? Deixa isso pro Yahoo!. O negócio é inovar. E é muito bom ver empresas surgindo do zero, criando seus próprios nichos.

E o modelo de negócios? Links patrocinados, para variar. Mas os caras estão de olhos bem abertos e com filtro por IP. Fiz uma busca e vi links patrocinados locais. Isso significa que tem alguma empresa grande por trás dessa ferramenta.

Mas essa minha teoria de que são atendentes que estão do outro lado é negada pelo IDG NOW, que cita "Inteligência Artificial" ao falar do ChaCha.

Enfim, vale a pena conferir essa ferramenta que, antes de qualquer outra coisa, tem altíssimo potencial viralizador.

Quem sabe o Big G não vai à feira em breve?
...Mas isso é assunto para outro post.

Try it, mas os atendentes (ou não) só falam inglês.

Um comentário:

Alessandro Lima disse...

Boua Rodrigão,

Não tinha ouvido falar desse serviço ainda.

Mt bom. Se eu fosse do MKT do Google, seria o meu primeiro tópico referente à letra A da minha matriz PFOA, ou T de SWOT.

Isso prova que somente uma pessoa é capaz de entender o que outra pessoa busca. Por mais que se criem expressões com aspas ou pontos e virgulas e caracteres que não existem ainda.

Only a human can understand another.

E realmente, altíssimo potencial viralizador.

[ ]'s