segunda-feira, 9 de abril de 2007

Google TV e minha sobrinha

key Points:

  • TV Digital
  • Links Patrocinados
  • Convergência dos meios
Na semana passada, o Google firmou acordo com a rede de TV digital EchoStar para comercializar os formatos publicitários da rede para algo similar ao que é feito com os links patrocinados.
Atualmente, um anunciante que utiliza buscadores, como Google e Yahoo!, somente paga por aqueles anuncios que são clicados pelo internauta. E é esse modelo que o Google propõe à rede de TV digital: o anunciante paga pelo número de pessoas que viram o comercial.
Em que isso implica:
  1. Maior noção de ROI, retorno sobre investimentos feitos em publicidade.
  2. Noção mais exata do número de pessoas que foram impactadas.
  3. Feedback para criação: o sistema permite saber se o telespectador viu o comercial e mudou de canal no meio dele. Permite saber exatamente em que ponto do comercial ele efetuou essa ação.
  4. Porta para o e-commerce: com maiores possibilidades de mensurações, ROI e segmentação, a TV, através da TV digital, apresenta uma oportunidade ao comércio eletrônico.

No Brasil, as transmissões com sinal digital estão previstas para dezembro desse ano. Resta saber se a TV Digital será interativa.


Nesse final de semana, minha sobrinha de pouco mais de 2 anos veio fazer uma visita. Sabendo que ela gosta do Barney e da Turma da Mônica, trouxe-a até o computador, abri o YouTube e procurei por esses personagens. Quando apareceu o resultado da busca, ela, incansável, tocava no monitor como forma de escolher ao filme que queria assistir.

Certamente uma novidade para ela. Algo que nenhuma outra geração pôde fazer: escolher com tanta facilidade e interagir.

Frente a tantas incógnitas, o estudo e a pesquisa farão a diferença.

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