segunda-feira, 2 de julho de 2007

e-Commerce versão 2.0

Os nomes são tantos que não cabem nos dedos das mãos: Submarino, Americanas.com, ShopTime, Ponto Frio.com, Extra.com, Mercado Livre, Compra Fácil, Flores On-line, WebMotors, Magazine Luiza, Saraiva.com, Dell, Sachs, FastShop, Gol, Fnac....e por aí vai....Buscapé, Bondfaro...

Agora foi lançada a segunda geração do comércio eletrônico, e nela figurarão nada menos que Carrefour + CVC, Americanas.com + Submarino e, bem provavelmente, Casas Bahia por ela mesma, além de outros figurantes, como Crocodilo.com, o braço online do forte EletroDireto, e outros.

O varejo de Samuel Klein espera somar a quantia de 4 MM de cartões de crédito para se lançar à rede, enquanto adquire know-how de logística e distribuição.

E tudo isso não é para menos: em 2007, projeta-se que o comércio na rede crescerá 45%, passando de R$ 4,4 Bi para R$ 6,4 Bi.

E não é só na quantidade que o e-commerce tem chamado a atenção, as vendas hoje são das mais diversas, passando fortemente pelo turismo (GOL, TAM, CVC, Submarino Viagens, o famoso TIME OUT desembarcará no país com a força do Grupo Estado), setor automobilístico (WebMotors e todas as montadoras fortemente presentes na rede) e o setor imobiliário (Tecnisa, Cyrela etc). Todos têm lugar na rede.

Com a possível entrada de Casas Bahia, o mercado cresce, pois levará muitos dos 24 MM de internautas brasileiros que não compram online (total de 34 MM em junho, segundo o IBOPE, dos quais apenas 10 MM já realizaram compras na rede) a experimentarem a comodidade do mouse com seu enorme, inigualável, Share of Mind.

Isso sem falar nas recentes ferramentas lançadas, na Google Content Network, que apresenta boa oportunidade aos varejistas, nos shoppings abaixo dos grandes portais e que foram reestruturados recentemente para dar mais praticidade e agilidade ao internauta.

MAS....Considerando isso tudo, eu realmente fico feliz quando me deparo com uma camiseteria.com, que interage com o usuário e põe à venda o fruto da criatividade do mesmo. Desse modo, a empresa diferencia-se, criando seu próprio Oceano Azul, deixando Americanas.com, Submarino, Casas Bahia e seus 4 MM de cartões de crédito, Crocodilo.com...brigando num mesmo oceano, que, de tão violento, acaba ficando vermelho.

Pena que não se vê criatividade com tanta freqüência com a qual compram-se calhau!

Nenhum comentário: