Everybody knows somebody who loves a Honda
Poucas marcas são sólidas o suficiente para unir mais de 250 mil fãs. E poucas marcas confiam tanto no próprio taco para abrir diálogo com as pessoas em ambiente neutro como uma rede social.
A Honda tem feito uso do Facebook através de um canal com a seguinte afirmação: We have a Theory: everybody knows somebody who loves a Honda.
Essa comunidade conta com mais de 250 mil fãs, que falam abertamente suas opiniões sobre a marca, produtos e serviços. Mais de 2.300 fotos de modelos Honda publicadas por usuários, e enquete votada por mais de 120 mil pessoas. Além de serem informações que promovem a empresa, são inputs que podem e devem ser utilizados para melhorar produtos e serviços.
Essa semana estive presente em evento promovido pela FOX Networks para apresentar ao mercado sua parceria com o Facebook para a América Latina. Apresentaram, entre outros, o formato usado pela Honda.
Ao final do evento, uma profissional da Petrobras fez uma pergunta ao o Vice-Presidente global de mídia do Facebook, Mike Murphy: se eu construir um canal no Facebook e um consumidor falar mal da minha marca, como consigo identificar isso? A resposta de Murphy foi direta: se é um ambiente em que as pessoas são fãs da marca (como é o caso da Honda), elas tendem a inibir comentários hostis.
Em outras palavras, se a empresa produz produtos e serviços de qualidade, as pessoas serão justas e falarão bem.
Não consigo imaginar muitas montadoras fazendo o mesmo no lugar da Honda.
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