quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Transmedia Storytelling

Blogs, Twitter, YouTube, Patrocínio de Time de Futebol, Reality Show, Games, Livros, Filmes, Comerciais de 30", Relações Públicas, Editorial, Merchandising.
Podemos trazer o conceito de Narrativa Transmidiática criado por Henry Jenkins à comunicação publicitária.
A marca firma sua mensagem em cada ambiente, respeitando a característica de cada ferramenta, e deixa que o consumidor, que as pessoas montem o quebra-cabeças, suas percepções sobre a mesma.

Essa é a cara da comunicação pós-moderna, fragmentada e incentivadora de experiências.

Referências:
Wikipedia
Henry Jenkins, Cultura da Convergência.

2 comentários:

Bruno Höera disse...

Muito bom o vídeo, Rodrigo.

Abraço!

Bruno Chenque disse...

Vídeo bacana, man.

É bem interessante como diversos pensadores (de diversas épocas) chegam às mesmas conclusões por caminhos diferentes. E isso se encaixa sobre a fragmentação da comunicação, adequação de cada meio e sobre as pessoas juntarem as coisas - já que existem estudos sobre as pessoas dialogarem com as mensagens, aceitando, negando ou negociando o conteúdo.

abraços