segunda-feira, 2 de abril de 2007

Inteligência Coletiva, ambiente colaborativo, diário pessoal e algumas coisas mais

Árvores do Conhecimento
Relação do saber individual e coletivo
Colaboração
Inteligência Coletiva
Não Totalidade
Multidireção

Essas são as características que nutrem a web. Ou seria o mundo perfeito da web?

Acho que esse é o mundo perfeito da web.

Enfim, no
mês de abril a blogosfera comemora 10 anos e mais de 100 milhões de blogs. Sem dúvidas que esse é um enorme trunfo e há muito que se comemorar.

Mas também há muitos outros pontos que podem ser melhorados: os blogs mais acessados do Brasil são, disparados, aqueles que difundem conteúdo pornográfico. O que é uma pena.

Em fevereiro, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas acessaram blogs. Mais do que a audiência de muito canal de televisão e de muita revista por aí. Mas o problema está em como impactar de modo relevante essas "minorias", que, juntas, formam essa "massa". Obviamente que o termo "massa", aqui, é bem diferente daquele "massa" de "comunicação de massa".

A Coca-Cola criou um modo interessante e relevante para estar presente junto aos "bloggers". Ela lançou o "
Coke Ring", concurso que reconheceu e premiou os melhores blogs do país. Do ponto de vista da publicidade, a Coca-Cola criou uma incrível estratégia, que resultou no concurso. Esse é apenas um modo de estar presente nessa enorme "massa".

Muitas empresas se utilizam dos blogs através de funcionários e executivos, que agem como verdadeiros RPs ou advogados de marcas.


Mas e do ponto de vista da sociedade, da geração de conhecimento etc? O que podemos dizer?

Que o brasileiro é criativo todo mundo já sabe. Mas que os processos de inteligência coletiva, FACILITADOS PELA INTERNET, fizeram com que o Brasil se tornasse um dos líderes na decodificação do código genético humano, o Projeto GENOMA, ninguém sabe. E mais, com um investimento em infra-estrutura bem inferior aos demais países participantes. Como? Enquanto países investiram na construção de centros de estudo, o Brasil interligou as principais universidades do país, de norte a sul, através da web. Esse é um ótimo exemplo de utilização da web como facilitadora dos processos de inteligência coletiva, onde um saber complementa o outro, onde o individual passa ao domínio coletivo, e, por fim, onde não há totalidades, verdades absolutas.

Um carro é um exemplo de junção de saberes de diferentes épocas. Em determinado momento surge o motor a combustão, em outro, um tal de Charles Goodyear vulcaniza a borracha e cria a empresa que leva seu nome. Quando menos se viu, nasceu o carro, uma mistura de conhecimentos, de saberes coletivos.

A Internet entra como facilitadora desses processos, como agente potencializador!

Mas como precisamos melhorar alguns pontos, é necessário que haja incentivo à navegação de qualidade, pois a internet tem, hoje, uma imensidão de conhecimentos a ser explorada. Há um esforço (tímido, mas há) dos governos em seus diferentes âmbitos em trazer o acesso à informação ao jovem.

Sempre digo e repito:sempre vejo pessoas dizerem "leia um bom livro", mas nunca presenciei a frase "visite um bom site".

Abaixo, Carlos Nepomuceno, do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva, fala rapidamente sobre Internet, Web 2.0 e a incógnita do futuro.


É isso.


Agradeço ao Alessandro Lima pela ajuda que me deu pelo messenger, na madrugada de 02 para 03 de abril, a qual viabilizou esse post.

2 comentários:

Alessandro Lima disse...

Fala seu Rodrigo,

No livro O QUE É O VIRTUAL, o Piérre Levy fala justamente da inteligência coletiva e de como a internet é algo transformador.

Vale a leitura.

Abs!

Bruno Chenque disse...

O Nepomucemo estava na Conferência de Web 2.0. Muito interessante a maneira como ele fala das colméias e de que maneira ele vai colocar os gestores de conteúdo no Rio Pinheiros.