quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pague com o celular

Mais uma do mundo mobile que foi apresentada no MWC2010: um modelo de pagamento via celular.
O projeto é resultado do trabalho de P&D de uma vasta cadeia de empresas, contando com Visa, Samsung, Telefonica/O2,
GSMA, a associação que representa as empresas da indústria da comunicação mobile, entre outras companias.
A tecnologia propicia um modo de pagamento bastante simples ao usuário. Um cartão SIM que tem por trás uma conta bancária e uma bandeira de cartão de créditos e está associado à uma operadora de telefonia. Esse cartão contém créditos. O usuário paga suas contas de dia-a-dia, alimentação, cinema etc, apenas aproximando o aparelho celular a um terminal de cartão de crédito.

Essa tecnologia não é nova nem exclusiva das empresas citadas acima, mas foi utilizada pela primeira vez durante o Congresso Mobile, que aconteceu em Barcelona de 15 a 18/02.

Referência:
BusinessWire

Link Relacionado: Google Shopper, no Mashable

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Translation in Google Goggles Prototype

Bem-vindo ao mundo mobile.
A tecnologia, explicada no vídeo abaixo, foi apresentada no MWC2010 (Mobile World Congress), que acontece em Barcelona durante o período de Carnaval.
Em resumo, você tira uma foto de um texto em língua que não domina e o Google lhe apresenta a tradução.

Wired em uníssono

O vídeo, em inglês, se justifica por si só.
Há uma cadeia de profissionais que deve trabalhar em uníssono.
Nas palavras do Diretor de Criação da Wired, Scott Dadich: "advertising is as important as the editorial".

Referência: Wired


Microsoft Outlook, Facebook, MySpace e LinkedIn

Microsoft anuncia que integrará Facebook e MySpace ao Outlook. A empresa já havia anunciado a integração do LinkedIn ao Outlook, que passaria a ser chamado de Outlook Social Connector, no final de 2009.
É difícil imaginar a profundidade dessa integração e como será a aceitação das pessoas à novidade, mas como estamos falando de empresas capazes de mover multidões, é bom ficarmos bem de olho, pois pode acarretar em mudanças de comportamento.
O MS Outlook possui, por percepção, uso mais corporativo que domiciliar. Portanto, seria essa uma ferramenta capaz de auxiliar, dar condições, motivar empresas a serem mais ativamente presentes nas mídias sociais? Ou essa mudança passa muito mais pelo posicionamento das empresas e atitude de seus líderes e colaboradores, de modo que uma ferramenta não seria capaz de alterar esse cenário, a presença das empresas nas mídias sociais?
Diz o que você acha disso nos comentários.

Referência: Mashable


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Transmedia Storytelling

Blogs, Twitter, YouTube, Patrocínio de Time de Futebol, Reality Show, Games, Livros, Filmes, Comerciais de 30", Relações Públicas, Editorial, Merchandising.
Podemos trazer o conceito de Narrativa Transmidiática criado por Henry Jenkins à comunicação publicitária.
A marca firma sua mensagem em cada ambiente, respeitando a característica de cada ferramenta, e deixa que o consumidor, que as pessoas montem o quebra-cabeças, suas percepções sobre a mesma.

Essa é a cara da comunicação pós-moderna, fragmentada e incentivadora de experiências.

Referências:
Wikipedia
Henry Jenkins, Cultura da Convergência.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

YouTube e o Super Bowl



Comerciais são tão debatidos quanto os jogos. Só no Super Bowl, talvez o maior exemplo da comunicação "um para todos" dos dias atuais.
Sempre ocorrendo especulações de quem serão os anunciantes e quais serão os melhores comerciais.
Discussões antes, durante e depois da final. Até o CEO do Google, Eric Schmidt, esquentou o debate, ontem, ao dizer, no Twitter, que não via a hora de assistir aos comerciais do Super Bowl.
Aumentando a participação do público nesse processo pós exibição na TV, o YouTube criou um canal onde serão colocados os comerciais e, como não poderia deixar de ser, abrir e potencializar as votações pelos melhores comerciais.

Referências:

Mashable

Brand Bowl 2010