sábado, 23 de agosto de 2008

Um dia diferente

Na última quarta-feira, 20, alguns profissionais da Leo Burnett Brasil tiveram um dia de experiências fora do escritório. Entre eles, eu.

Fomos à Avenida Paulista e visitamos o FILE 2008 (Electronic Language International Festival).
Lá vimos como a tecnologia interage com as pessoas através de um apelo lúdico e divertido.
Essa interação pode ser adaptada a diversas plataformas de mídia. O céu é o limite.

Nesse mesmo dia, fomos ao Itaú Cultural e visitamos a exposição "Emergência. Emoção Art.ficial 4.0".

"FILE 2008" acontece no edifício da FIESP de 05 a 31 de agosto.

"Emergência" acontece no Itaú Cultural até dia 14 de setembro.

É isso.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mais do mesmo

Pense rápido!

Quando falamos de mídia, o que lhe vem à cabeça:

  1. Cobertura;
  2. Freqüência;
  3. Qualificação;
  4. Afinidade;
  5. Audiência.

Afortunado que sou, tenho uma saudável rotina de debates e discussões com o departamento de mídia da agência em que trabalho. As palavras acima foram ditas como as que mais representam os conceitos do dia-a-dia de um profissional de mídia. Claro que há muitas outras.

Quando falamos de mídia no ambiente on-line e nas demandas e pedidos que temos, pensei nas 5 palavras que mais escuto no dia-a-dia:

  1. Viral;
  2. Contextual;
  3. Integrado;
  4. Mobile;
  5. Prazo.

Não vou entrar no mérito de cada uma das palavras e conceitos que representam. O objetivo aqui é apontar as mudanças conceituais do dia-a-dia de uma agência de publicidade e dos processos de comunicação publicitária em geral.

Os conceitos de comunicação estão mudando e as empresas envolvidas nesse processo precisam se reinventar.

Ou seja, nada de novidades!

PS: dia desses um cliente pediu algo, no mínimo, bizarro: "Quantos acessos teremos em nosso site com o merchandising na novela 3?" Pensei: isso é como perguntar ao profissional de mídia quantos produtos serão vendidos com uma ação similar. É a ridicularização das famosas métricas que a web permite.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O objetivo é aumentar a receita de publicidade on-line? Não pense internet!

Se você é um profissional que trabalha com publicidade na web e seu objetivo é fazer o “business” crescer, não pense na plataforma, mas sim na idéia, no conceito!

Por que?

Pois, independentemente da plataforma, seu conceito pode ser executado.

Pare de defender números, afinidade, freqüência, penetração.


Pense em cases e boas utilizações da plataforma web, mobile e das infinitas possibilidade de tecnologias que auxiliam a comunicação.


O que precisamos é de cases!