quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Bola na Internet e alguns exemplos de ética!

O termo "bola" é utilizado no meio publicitário com o mesmo sentido de "propina" de um meliante a um policial corrupto. Um tem a fome. O outro, a vontade de comer. Mas no primeiro caso, o da publicidade, os envolvidos são, geralmente, um "profissional" de veículo e outro de agência.

Essa prática foi "herdada" da antiga mídia à mídia atual, interativa, fragmentada. Esse último termo é que é o problema. Ser fragmentada e envolver uma pequena parte dos investimentos do mix de comunicação de um anunciante é uma das condições que favorecem a falta de ética na publicidade on-line, pois fica dificil de se identificar as irregularidades. Porém, ao meu ver, o fato de qualquer pessoa poder criar um site ou empresa prestadora de serviços de internet sem qualquer fiscalização contínua por parte dos institutos regulamentadores é a principal condição que favorece a promiscuidade na publicidade digital.

A idéia de escrever sobre esse assunto surgiu hoje, quando recebi um fornecedor na agência de publicidade em que trabalho e resolvi discutir a dificuldade de se encontrar um fornecedor confiável e transparente, que fale de modelo de remuneração sem qualquer enrolação. Tudo claro, como deve ser.

Do mesmo modo que há as más corporações, há as claras e transparentes. Um exemplo sempre recorrente de ética na internet brasileira é a Predicta. Essa empresa, além de possuir os requisitos básicos, possui profissionais motivados e empenhados na criação de conhecimento acerca da internet e do internauta brasileiro.

E, do mesmo modo que há os maus profissionais, há aqueles que têm seus atos pautados, acima de tudo, pela ética e comprometimento. Algo que me motiva muito é ver jovens profissionais (como eu) que estão ganhando seu espaço no mercado de publicidade digital e que surgiram do mesmo lugar que eu, da Cásper Líbero: Ainah Corrêa e Pedro Scormin da Media Contacts, Kauê Lara Cury da Lew Lara, Alessandro Lima da Y & R, Thiago Sabino da Folha Online e outros. Profissionais que tiveram, em algum momento, a influência de pessoas como Paulo Roberto Ache, Patricia Souza e José Eugênio de Menezes na excepcional escola que é a Cásper Líbero.

Esses três espelhos que cito influenciaram e continuam influenciando minha trajetória profissional por serem pessoas comprometidas com aquilo a que se propõem, gerarem conhecimento incansavelmente e terem seus atos baseados na ética e na transparência. Cito isso pois essas caracerísticas, se reunidas, trarão mais qualificação à internet como mídia e aos profissionais que a ela se dedicam.